terça-feira, 15 de novembro de 2016

Carboidratos para Diabéticos?

Fala galerinha marombeira do cérebro!

Ontem, dia 14/11, foi o Dia Mundial do Diabetes1, um problema que atinge muitas pessoas.

Quando falamos em diabetes ou hipoglicemia já pensamos no açúcar. Entretanto, não é só o doce que estas pessoas têm que evitar. Os carboidratos também!

Vamos entender um pouco mais sobre eles.

Para resumir, vou falar apenas de dois grupos dos "carbos" (pros mais íntimos =P), os monossacarídeos e os polissacarídeos.  

Os monossacarídeos são os chamados carboidratos simples, que possuem estrutura química menor e de fácil absorção pelo organismo, causando grande estímulo à produção de insulina (em breve falarei dela). Como exemplo, temos a glicose, que pode ser encontrada no açúcar.


Já os polissacarídeos, são chamados de carboidratos complexos, pois são formados por diversas unidades de monossacarídeos. Como exemplo, temos o amido, que é a reserva energética dos vegetais, e o glicogênio, reserva energética do nosso corpo. 

Quando consumimos este tipo de carbo, o corpo leva mais tempo para absorvê-lo, fazendo com que a insulina produzida pelo pâncreas seja secretada de forma gradativa. Grãos e cereais, raízes e tubérculos são ricos neste tipo de carbo.

Agora começa a fazer sentido o problema do consumo de carboidratos para pessoas com problemas de resistência a insulina. Tanto os simples quanto os complexos, liberam quantidades de glicose na corrente sanguínea, o que não é indicado a pessoas com diabetes ou hipoglicemia. 

Já esclarecida a questão dos cabos, vamos entender a insulina. A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas que tem como principal função promover o ingresso da glicose nas células do nosso corpo, causando assim, a redução da glicemia, que é a taxa de glicose no sangue. 

No fígado, a glicose transportada pela insulina é armazenada como glicogênio (nossa reserva energética lembram?). Porém, como qualquer local de armazenamento, quando ele chega na sua capacidade máxima, a glicose é convertida e armazenada como gordura.

Fonte: 2

Agora expliquei tudo. O problema dos carboidratos para os diabéticos e para os que querem emagrecer. Entretanto, pensem direito. Os carboidratos são ESSENCIAIS a nossa vida! Não deixem de consumi-los, a não ser por indicação médica. 

Uma dica a vocês, é consumir alimentos com baixo índice glicêmico, que são alimentos que fornecem energia continuamente e não causam os chamados picos insulínicos, pois elevam as taxas de açúcar mais lentamente no organismo, ou seja, a insulina também é produzida de forma mais estável. Deixo aqui nas referências um site com uma tabela com o índice glicêmico de vários alimentos3.

BATATA DOCE MEU FERA!

E esse nhoque integral de batata doce?! Fera hein?!

É isso aew pessoal, espero que estas informações sejam úteis a todos. 

Lembrem-se, não sou médico, portanto não estou aqui para falar quais os cabos que diabéticos e hipoglicêmicos podem comer. Isto deve ser visto com seu médico e nutricionista. 

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.

Referências:

1- Disponível em: < http://www.diamundialdodiabetes.org.br/ >. Acesso em: 15/11/2016.
2- Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Insulina#/media/File:Glicemia.svg >. Acesso em: 15/11/2016.
3- Disponível em: < http://www.mundoboaforma.com.br/indice-glicemico-dos-alimentos-tabela-completa/ >. Acesso em: 15/11/2016.


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Provas Anteriores do Enem

Fala estudiosos,

O Enem passou, alguns foram bem, outros nem tanto, e outros nem conseguiram entrar porque chegaram atrasados, como sempre! =/.




Enfim, não se preocupem com o resultado, o importante é sempre nos esforçarmos para fazermos o nosso melhor. Realmente o nível da prova pegou até os mais preparados de surpresa. 

Vou deixar aqui um link com as provas anteriores do Enem e logo farei um post com a prova comentada de 2016. 


Aproveitem para continuar estudando, pois ainda há muitos vestibulares este ano ainda!

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.