sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Limpeza com Limão e Sal?



Fala galera estudiosa!!!

Como vocês estão?

Essa semana fiquei intrigado com uma pergunta da minha namorada, Prof. Paula Meyer (a melhor professora que já conheci, sério mesmo). Na verdade, fiquei surpreso com a pergunta vindo dela, e não com a dúvida em si. Falaram para ela que para limpar a tábua de corte, deve-se usar limão e sal. Minha surpresa foi ela perguntar isso, porque ela não sabe cozinhar nem um miojo, o que dirá cortar uma carne AHAhAHHahaHAhAHah (to morto agora =P).

Bom galera vamos lá.

Em muitos sites vocês podem encontrar receitas com vinagre e limão para limpeza de várias coisas. Realmente usar estes produtos é uma boa ideia, lembrando que são ácidos orgânicos.

Na tábua, cortamos geralmente carnes de todos os tipos, que possuem gordura e fluídos que se acumulam na madeira da tábua de corte. A função do sal é abrasiva e bactericida. Em muitos casos usamos o sal para desinfectar as coisas, como pode ser visto nesta reportagem da FAPESP, que usam uma solução salina para como sistema de limpeza de endoscópios1.

Soluções ácidas e soluções salinas não são ideais para a proliferação de microrganismos, sendo assim, o limão ácido e o sal formam uma dupla perfeita na limpeza.

Falando do limão agora, além de ajudar no combate dos agentes patogênicos, também ajuda na remoção da gordura.

As gorduras podem ser representadas de acordo com a figura abaixo.


Podemos perceber duas coisas: são moléculas extremamente apolares, por isso não se dissolvem na água, e que são ésteres, de acordo com os grupos em destaque na figura. Vale lembrar que a figura representa um tipo de gordura, a gordura saturada, que é encontrada principalmente em produtos de origem animal. Sabe aquela gordurinha da picanha? Então ela mesma. Para saber mais sobre seus impactos, sugiro ler este post do Dr. Rocha, que desmistifica os malefícios causados por elas2.

Voltando à Química, as gorduras podem ser transformadas em sabão e glicerina, por um processo chamado de saponificação.


As unidades básicas das gorduras (lipídios) são os triglicerídeos, formados a partir do glicerol (glicerina na figura acima) e ácidos graxos (ácidos com longas cadeias alifáticas)

Existe um processo chamado transesterificação, que é quando as gorduras reagem com álcoois ou ácidos, fazendo com que novos ésteres sejam formados. Vale ressaltar que os ácidos, de maneira geral, ajudam a dissolver os lipídios.

Agora fica fácil entender a função do sal e do limão. Lembrem-se que o vinagre age de forma análoga. Desta forma, fica fácil entender o poder de limpeza destes produtos naturais do dia a dia.

Abraços pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.

Referências:

1 - Disponível em: < http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/08/01/desinfeccao-poderosa/ >. Acesso em: 28/10/2016.

2 - Disponível em: < http://drrocha.com.br/o-que-e-gordura-saturada-descomplicando/ >. Acesso em: 28/10/2016.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Introdução à Química Orgânica

Fala galera do ENEM e vestibulares afins ...

Hoje é dia de postar uma aula muito interessante.

Uma das áreas mais legais da química, a química orgânica.

Lembrando que esta é apenas uma aula introdutória.


4 - Introdução à Química Orgânica from Charles Biral

É isso aew galera NÃO percam o foco agora hein!

Os vestibulares já estão aí!

Abraços pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.

domingo, 9 de outubro de 2016

Etanol e Metanol, Tudo Igual?


Fala monstrinhos, 

Faz tempo que não apareço por aqui né?! Mas agora tentarei manter as postagens semanalmente.

Há alguns dias, a Laís, uma amiga e namorada de um grande amigo (Aew Muka volta logo! =P) que estão morando na Austrália, me mandou uma mensagem perguntando se teria problema utilizar um produto para limpeza que continha 95% de etanol (EtOH) e 5% de metanol (MeOH).

Aqui no Brasil facilmente encontramos produtos com 46, 70 ou 92-96% de álcool etílico, EtOH. Achei interessante ela dizer que na Austrália é muito difícil encontrar tais produtos, o que me faz pensar que possivelmente ao menos são vendidos.

Então vamos lá.

A diferença estrutural entre álcool etílico e metílico é muito sutil, apenas um carbono.


Como disse, facilmente encontramos álcool nas prateleiras de produtos de limpeza, mas também no posto de gasolina como combustível, ou nas bebidas alcoólicas.


Já o MeOH não é encontrado facilmente, uma vez que seus usos mais frequentes estão relacionados a processos industriais, como na produção de biodiesel, por exemplo.

Agora respondendo a pergunta dela, teria problema utilizar um produto com metanol para limpeza?

SIM!!!

Aquele carbono a menos no metanol tem impactos muito grandes no nosso organismo. 

O processo de obtenção do etanol a partir da cana-de-açúcar também produz metanol. Segundo o INMETRO1, são permitidos 0,25 mililitros de MeOH para cada 100 mililitros de EtOH anidro, o que representa 0,25%.

Você deve estar se perguntando o porquê desta quantidade tão baixa. O MeOH é um produto extremamente tóxico. Os problemas relacionados com a exposição ao composto podem ser facilmente encontrados em qualquer FISPQ2, que vão de irritações, náuseas e distúrbios neurológicos até cegueira ou morte!

Se você acha que estou exagerando leia esta notícia que saiu no jornal Folha de São Paulo em 19993, a qual diz que 35 pessoas morreram na Bahia após ingerirem aguardente com concentrações de 2,85% a 24,84% de MeOH. É isso mesmo, apenas 2,85% já foi suficiente para levar à morte.

Então um produto que contenha 5% de MeOH, possui 20 vezes mais MeOH do que o permitido pelo INMETRO. Importante salientar que a empresa que o vende não está fazendo nada de errado, o cuidado deve ser de quem o utiliza e para que fim será usado.

O problema é que ela me disse que muitas meninas estão utilizando o produto na maquiagem, pois não encontram EtOH para vender.

Minha dica: NÃO use para estes fins, procure outras alternativas, como álcool em gel diluindo-o em casa.



É isso ai meu povo, espero que tenham curtido esta postagem!

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.



Referências:




1 - Disponível em: < http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/cachaca.asp >. Acesso em: 09/10/2016

2 - Disponível em: < http://www.copenor.com.br/webcopenor/Ficha%20de%20Seguranca/PT/olds/01/FISPQ_Metanol.pdf >. Acesso em: 05/10/2016
3 - Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff12039945.htm >. Acesso em: 09/10/2016