Fala galera estudiosa!!!
Como vocês estão?
Essa semana fiquei intrigado com uma pergunta da minha namorada, Prof. Paula Meyer (a melhor professora que já conheci, sério mesmo). Na verdade, fiquei surpreso com a pergunta vindo dela, e não com a dúvida em si. Falaram para ela que para limpar a tábua de corte, deve-se usar limão e sal. Minha surpresa foi ela perguntar isso, porque ela não sabe cozinhar nem um miojo, o que dirá cortar uma carne AHAhAHHahaHAhAHah (to morto agora =P).
Bom galera vamos lá.
Em muitos sites vocês podem encontrar receitas com vinagre e limão para limpeza de várias coisas. Realmente usar estes produtos é uma boa ideia, lembrando que são ácidos orgânicos.
Na tábua, cortamos geralmente carnes de todos os tipos, que possuem gordura e fluídos que se acumulam na madeira da tábua de corte. A função do sal é abrasiva e bactericida. Em muitos casos usamos o sal para desinfectar as coisas, como pode ser visto nesta reportagem da FAPESP, que usam uma solução salina para como sistema de limpeza de endoscópios1.
Soluções ácidas e soluções salinas não são ideais para a proliferação de microrganismos, sendo assim, o limão ácido e o sal formam uma dupla perfeita na limpeza.
Falando do limão agora, além de ajudar no combate dos agentes patogênicos, também ajuda na remoção da gordura.
As gorduras podem ser representadas de acordo com a figura abaixo.
Podemos perceber duas coisas: são moléculas extremamente apolares, por isso não se dissolvem na água, e que são ésteres, de acordo com os grupos em destaque na figura. Vale lembrar que a figura representa um tipo de gordura, a gordura saturada, que é encontrada principalmente em produtos de origem animal. Sabe aquela gordurinha da picanha? Então ela mesma. Para saber mais sobre seus impactos, sugiro ler este post do Dr. Rocha, que desmistifica os malefícios causados por elas2.
Voltando à Química, as gorduras podem ser transformadas em sabão e glicerina, por um processo chamado de saponificação.
As unidades básicas das gorduras (lipídios) são os triglicerídeos, formados a partir do glicerol (glicerina na figura acima) e ácidos graxos (ácidos com longas cadeias alifáticas)
Existe um processo chamado transesterificação, que é quando as gorduras reagem com álcoois ou ácidos, fazendo com que novos ésteres sejam formados. Vale ressaltar que os ácidos, de maneira geral, ajudam a dissolver os lipídios.
Agora fica fácil entender a função do sal e do limão. Lembrem-se que o vinagre age de forma análoga. Desta forma, fica fácil entender o poder de limpeza destes produtos naturais do dia a dia.
Abraços pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!
Charles Biral.
Referências:
1 - Disponível em: < http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/08/01/desinfeccao-poderosa/ >. Acesso em: 28/10/2016.
2 - Disponível em: < http://drrocha.com.br/o-que-e-gordura-saturada-descomplicando/ >. Acesso em: 28/10/2016.
Referências:
1 - Disponível em: < http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/08/01/desinfeccao-poderosa/ >. Acesso em: 28/10/2016.
2 - Disponível em: < http://drrocha.com.br/o-que-e-gordura-saturada-descomplicando/ >. Acesso em: 28/10/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário