segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Substâncias Químicas e Reações Químicas

Fala galera dos livros ....

Hoje postarei a próxima aula, na qual abordarei sobre substâncias químicas, algumas reações e falarei sobre as Leis Ponderais de Lavoisier e Proust.

Aproveitem o material, bons estudos e nos vemos em breve!



2 - substâncias químicas e reações químicas from Charles Biral


É isso ai Brainbuilders!

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de Beijo!

Charles Biral.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Gasolina Adulterada?

Gasolina

Falaaaa estudantes da madrugada!!!

Hoje não falarei de uma curiosidade, e sim de uma dica que é importantíssima para que você não seja passado para trás!

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), desde 16 de março de 2015, o percentual obrigatório de etanol anidro (livre de água) combustível é de 27% na gasolina comum e 25% na gasolina premium, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos1.

Será que o seu posto de confiança está seguindo as normas impostas pela ANP?

Brainbuilders ... Vem Comigo que eu te explico como descobrir!!!

Você pode fazer um teste conhecido como “teste da proveta”. Para isso você precisará de alguns itens.

1º - Uma amostra de pelo menos 50 mL da gasolina que você quer testar;
2º - Uma proveta de 100 mL, graduada em subdivisões de 1 mL, com tampa. Lembre-se que ela deverá estar limpa e seca;
3º - Uma solução aquosa (solvente é a água) de cloreto de sódio (NaCl ou sal de cozinha para os mais íntimos) 10% p/v (peso/volume).

teste da proveta

Pohh Charlão ... onde eu encontro essa solução 10% de NaCl?


Na sua cozinha! Se liga ... uma solução aquosa 10% p/v quer dizer que eu tenho 10% de massa por volume, no nosso caso, 100 gramas de sal de cozinha em 1000 mL de água (mais conhecido como 1 litro rs).

Agora que você já tem todos os itens, você fará o seguinte:

1º - Adicione 50 mL da gasolina na proveta;
2º - Complete o volume da proveta com a solução de NaCl 10%;

teste da proveta

3º - Misturar as camadas de água e gasolina por meio de 10 inversões sucessivas da proveta, evitando agitação enérgica;
4º - Deixar em repouso durante 15 minutos, para que as camadas se separem completamente.

A gasolina ficará na parte de cima da proveta, e a fase aquosa junto com o etanol na parte de baixo.

teste da proveta

Perceba que a fase aquosa aumenta após a agitação e repouso. Isto ocorre devido todo o álcool presente na gasolina interagir mais fortemente com a água do que com a gasolina. Calma  que já te explico melhor.

Agora você fará o seguinte. Leia na proveta quantos mililitros de fase aquosa têm a mais que 50 mL. Supondo que você veja 65 mL, isto significa que aumentou 15 mL após agitação. O cálculo é simples:

Se a gasolina não fosse gasolina e sim álcool, todo o volume, os 50 mL, representariam 100% de álcool concordam? Então vamos lá...


Em 50 mL          -----            tenho 100% de álcool
Em 15 mL          -----            tenho x% de álcool

x = 30% de álcool na gasolina


Opa, esta gasolina está adulterada!

Legal, entendi como FAZER o teste, mas não entendi como ele funciona.

É simples!

Vocês já devem ter ouvido a seguinte frase: “Polar dissolve polar. Apolar dissolve apolar.”

A gasolina é uma molécula apolar, pois é formada por átomos com eletronegatividades muito próximas, não gerando dipolos elétricos significativos.

molécula da gasolina
Molécula da gasolina

Já o álcool é uma molécula polar, devido ao grupo OH na cadeia carbônica. O oxigênio é um átomo altamente eletronegativo, o que significa que tem a propriedade de atrair elétrons mais fortemente, gerando, assim, dipolos elétricos na molécula (molécula polar).

molécula do etanol
Molécula do etanol (álcool combustível)

A gasolina é apolar, o álcool polar, então como pode existir álcool na gasolina? Se você reparar, a molécula de etanol possui uma parte apolar, que é o carbono ligado apenas a hidrogênios. O que acontece é que as forças de atração entre álcool e gasolina existem, mas são do tipo London, ou seja, são fracas.

Ao misturar a gasolina e a solução aquosa e agitar, todo o álcool presente na gasolina irá interagir mais fortemente com a água do que com a gasolina, pois as forças intermoleculares entre álcool e água são do tipo ligação de hidrogênio, a mais forte entre as ligações intermoleculares (sem considerar as interações entre íons, é claro).

Agora que está tudo explicado, você pode se perguntar: “Poxa, não é tão simples conseguir os materiais para fazer o teste”.

Não se preocupe. Desde 2007 esse teste, quando solicitado pelo consumidor, é obrigatório para o posto revendedor de combustíveis, conforme a Resolução ANP nº 9.

É isso ai Brainbuilders! Este post ficou grande, mas vale a pena conferir.

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.


Referências:

1 - Disponível em: < http://www.anp.gov.br/?pg=71854 >. Acesso em: 11/08/2016

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Como Gelar sua Bebida Favorita em Poucos Minutos?

bebida gelada

Fala meus Brainbuilders!!!

Hoje falarei de um assunto de extrema utilidade. Provavelmente muitos que estão lendo este post já sabem utilizar esta técnica, mas será que sabem como ela funciona?

Vamos imaginar uma situação que facilmente você já passou, está passando neste momento ou passará.

Você está indo para o churrasco do seu amigo e precisa levar alguma bebida. Você pode decidir levar refrigerante, cerveja, chá, suco de caixinha, bebidas alcoólicas destiladas, água de coco ou simplesmente água. Com certeza você é que nem eu e sempre deixa para ir ao mercado 10 minutos antes da festa e inevitavelmente a bebida que você vai levar não está gelada.

Isso realmente é um problema.

Colocando a bebida sob gelo e SAL ela gelará em poucos minutos. Não apenas no gelo, e sim no gelo e SAL.

bebida gelada

Por que isso acontece? Pensa comigo. Todos sabem que ao nível do mar a água congela a 0°C, portanto esta é a temperatura do gelo antes dele começar a derreter. 

Quando colocamos um sólido não volátil (que não evapora) como o sal em contato com o gelo, as moléculas do sal atraem as moléculas de água fazendo com que os cristais de gelo não fiquem bem organizados (como na figura abaixo), diminuindo as forças intermoleculares das moléculas de água no gelo, o que faz com que a temperatura de solidificação caia drasticamente.

estrutura cristalina do gelo
Estrutura cristalina do gelo

É fácil de entender este conceito quando pensamos em gases como o metano. O metano - CH- possui forças intermoleculares muito fracas, portanto é um gás a temperatura ambiente.

Resumindo, uma solução de água e sal não congela a 0°C, e sim a temperaturas muito menores. Consequentemente, ao adicionar o sal no gelo, a temperatura da água do gelo não estabiliza em 0°C, chegando a temperaturas muito mais baixas.

Agora fica fácil de entender. Temperaturas mais baixas, bebidas geladas mais rápido.


É isso ai galerinha, espero que agora vocês entendam como esta técnica funciona.

NÃO SEJAM IDIOTAS DE FAZER O DESAFIO DO GELO E SAL, POIS CAUSA SÉRIAS QUEIMADURAS!

Usem a técnica apenas para gelar bebidas de qualquer tipo.

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!


Charles Biral.

domingo, 7 de agosto de 2016

Panelas de Alumínio, Por quê Escurecem?

panela de alumínio escurece

Seja você um amante das academias ou não, com certeza se nunca ferveu um ovo um dia irá fazê-lo.

Pra quem já ferveu este alimento rico em proteínas utilizando uma panela de alumínio, inevitavelmente percebeu que a panela ficou escura.

Espere um momento, não culpe o ovo que só te traz benefícios. Esta é uma característica do metal no qual as panelas são fabricadas, o alumínio.

Não estou aqui para falar sobre os prós e contras das panelas deste tipo. Muitos sites e revistas já publicaram matérias sobre o uso de panelas de alumínio. Para desmistificar aquele pensamento sobre os problemas que cozinhar em panelas de alumínio podem trazer, eu sugiro que vocês leiam o artigo “Cozinhar em panelas de alumínio é perigoso”1.

Voltando ao que interessa neste blog, o alumínio é um metal que é resistente à corrosão. Uma das características que podemos citar é a reação espontânea que o alumínio faz com o oxigênio atmosférico para formar uma proteção natural, o óxido de alumínio. Este fenômeno é conhecido como passivação.

oxidação do alumínio

Quando aquecemos água numa panela deste tipo, ocorre o acúmulo deste óxido na superfície, trazendo aquela aparência escura.

Se você é um Brainbuilder deve estar se questionando: “O Charles disse que a formação de óxido é espontânea, então por quê a panela só fica escura ao ferver água?”

Nossa, que boa pergunta amiguinho!

Vamos lá:

Primeiramente, se a panela ficar por um longo período guardada ela também escurece. Isto ocorre devido a película de óxido de alumínio crescer com o tempo, mas nosso foco é relacionado ao ferver a água.

Além do tempo, a temperatura e a disponibilidade de oxigênio no meio influenciam diretamente na formação do óxido. Quando a umidade se junta a estas condições, um filme de óxido de alumínio denominado “Bayerite” é formado, reforçando o filme de óxido produzido espontaneamente pelo oxigênio atmosférico2.

bayerite

Fala sério, agora ficou fácil de entender.

1 – A panela de alumínio forma naturalmente um filme protetor, o óxido de alumínio;
2 – O tempo, a temperatura, a umidade e a disponibilidade de oxigênio formam mais óxido de alumínio, denominado bayerite;
3 – Quando eu fervo água na panela, eu tenho tempo, pois ela ferve por alguns minutos, eu tenho temperatura (do fogo), eu tenho umidade (da água) e tenho maior disponibilidade de oxigênio, pois a água possui oxigênio dissolvido nela (como você acha que os peixes respiram?)
4 – Ainda não entendeu? Claro que sim né Brainbuilder!

Agora você compreende que o ovo não é o culpado. Nós relacionamos o ovo a este fenômeno, pois o ovo leva alguns minutos para ficar pronto, minutos estes suficientes para escurecer a panela. Ferva apenas água na sua casa e verá a panela escurecer da mesma maneira.

Poxa, então terei que perder muito tempo e energia sempre que quiser ferver um ovo, por exemplo?

Claro que não! Vem Comigo!!!

Adicione algumas gotas de limão ou vinagre na água que estiver fervendo.

Obrigado por lerem, fui ...

Espera ai Charles, mas porque fazer isso?

.
.
.
.
.
.
.

Claro que vou explicar para vocês não se preocupem!

Como disse no post anterior, o vinagre e o limão são formados por ácido acético e cítrico, respectivamente. Ao adicionar um ácido a um óxido, você tem a neutralização do óxido, fazendo com que o metal volte a sua forma iônica. Se liga nesta reação com o ácido acético, vindo do vinagre:


Agora que você já sabe o porquê e como evitar, sua mãe nunca mais te dará bronca e você ainda pode ensiná-la e mostrar que você está estudando Química!


limão oxidação alumínio

É isso ai Brainbuilders!

Abraço pra que é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.


Referências:

1 - Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/cozinhar-em-panelas-de-aluminio-e-perigoso>. Acesso em: 07/08/2016.

2 - R. M. H. P. Rodriguez. Formação de óxidos nos revestimentos de alumínio depositados por aspersão térmica. 2003. 121 p. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A Acidez e o Tomate!

acidez do tomate


E aí Brainbuilders!!! Estão estudando? Espero que sim.

Claro que não podemos estudar o dia todo e quando paramos, o computador sempre está lá nos chamando. O que você acha de continuar aprendendo enquanto descansa?

É por isso que o #PorqueBrainbuilder? foi criado! Para que você possa aprender um pouco mais sobre a Química na sua forma mais bela, no seu dia-a-dia.

O primeiro post sobre curiosidades será em homenagem à Marina, uma grande amiga e namorada de um praticamente amigo de infância, Fernando. Em um role de casais [(Beijo Paulinha ;)], ela disse que começou a gostar de química após um professor dizer para ela que o açúcar não quebrava a acidez do molho, somente a disfarçava. Segundo a Embrapa1, o tomate é composto por cerca de 95% de água, sendo os outros 5% uma mistura entre compostos inorgânicos, ácidos orgânicos, açucares e muitos outros compostos, como vitaminas e minerais.


composição tomate

Alguém ai já comeu tomate cru? Não? Então vai lá na geladeira, corta em rodelas, azeite de oliva e sal! Nossa isso é muito bom vai por mim. Voltando ao que importa, quando você consome o tomate cru você não sente a acidez. Ela é percebida apenas quando consumimos o molho, seja ele de prateleira ou fresco.

Vamos lembrar um pouco o conceito de acidez. O conceito mais simples para ácido é que são compostos que quando dissociados em meio aquoso liberam íons H(a forma mais correta de representar é através do hidrônio 
H3O+). Um ácido forte é aquele que possui maior taxa de dissociação, ou seja, tem maior porcentagem de moléculas liberando seus íons.

Lembre-se que em situações como essa temos um equilíbrio dinâmico, e moléculas de ácido são dissociadas e formadas constantemente.

acidez

Agora fica fácil de entender o porquê do molho trazer a sensação de acidez. Ao ferver o tomate em água, ou ferver o molho já pronto, os ácidos presentes no tomate se dissociam e deixam o molho com acidez acentuada.

Graças aos Alquimistas que faziam experiências muito arriscadas, como provar substâncias desconhecidas, sabemos hoje que os ácidos têm como uma de suas características o sabor azedo. É só você pensar no vinagre ou no limão, que são formados por ácido acético e cítrico, respectivamente.

Você já deve ter comido morango com açúcar, não? NÃO? Caramba você não come nada hein??!? AHHAhAHAhA ... Então, o açúcar ajuda a diminuir o sabor azedo (ácido) do morango. Com o molho é a mesma coisa.

Espera ai! Eu quero acabar com a acidez, não mascarar.

Ohhhh Brainbuilder, Vem Comigo!!!


Para neutralizar um ácido nós utilizamos uma base correto? Ai você pergunta: "Então tenho que colocar detergente no molho?" Só se você quiser se lavar por dentro! AHHahaHAhaHA (Não façam isso em casa crianças).

Ao invés disso, o que acha de usar bicarbonato de sódio ou fermento químico, que por sinal também é composto por bicarbonato? O bicarbonato de sódio não é uma base, e sim um sal. Entretanto é um sal básico, pois quando dissolvido em água libera íons hidroxila (OH-).


bicarbonato de sódio em água

O porquê disso te explico com mais calma um dia desses.


Espero ter ajudado vocês a entenderem melhor como acabar com a acidez do molho de tomate.

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.


Referências:

1. Disponível em:
<https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Tomate/TomateIndustrial_2ed/composicao.htm>. Acesso em: 05/08/2016

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Aula Inaugural - Breve Histórico e Curiosidades da Química

E aiiiii meus monstrinhos do Brainbuilder!!!

Hoje postarei a primeira aula do blog e primeira aula que ministrarei no Supera Enem do Colégio Pentágono. Uma aula introdutória com algumas curiosidades do mundo da Química e um pouco do que eu já trabalhei na indústria e no meu Mestrado e trabalharei no Doutorado.

Um assunto que abordo nesta aula é o luminol, uma substância química MUITO interessante. Quem ai curte um CSI, Dexter, Bones e outras séries de investigação com certeza já ouviu falar no luminol.

Vejam uma animação de uma reação com luminol:
reação do luminol

Não se preocupem galera .... farei um post sobre quimiluminescência abordando várias reações deste tipo. Lembrem-se que o luminol é apenas uma substância quimiluminescente entre muitas! 
  
Outro assunto interessante que abordo é a química por trás de uma das séries de maior popularidade: Breaking Bad. 

Claro que este assunto ficará melhor esclarecido para quem assistiu minhas aulas, mas não se preocupem, também farei posts futuros abordando este tema.

Bom galera é isso ai ...

A aula está aqui embaixo. Pra quem irá assistir, ótimo. Pra quem não assistir, terá que estudar sozinho, mas isso não é um problema sabe porque? Porque você é um Brainbuilder!!!



Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral. 


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Introdução ao Espaço do Aluno

FAAAALLAAAA seus Brainbuilder!!!
E ai vamos começar a malhar este cérebro? 

Este post é introdutório para ensiná-los a navegar na aba ESPAÇO DO ALUNO e fazer download dos conteúdos.


Vem comigo!!

No link #EspaçoDoAluno ao lado esquerdo ficarão todas as postagens relacionadas à aulas ministradas e outras aulas que postarei semanalmente, provavelmente aos domingos. Além disso, atividades, listas de exercícios, vídeos interessantes, enfim, tudo que for pertinente para o ensino de Química.

Outros links serão disponibilizados com legendas de fácil identificação, por exemplo 1 - Aula Inaugural. Lembrando que os posts contidos nestes links estarão também no link #EspaçoDoAluno.

As aulas serão disponibilizadas em arquivo PDF (Portable Document Format) pela plataforma do site http://www.slideshare.net/. Desta forma vocês poderão visualizar os arquivos de forma facilitada e fazer download sempre que quiserem. Se liga aqui embaixo como ficarão os arquivos (Este é apenas um exemplo, e esta aula não está disponibilizada ainda).


Percebam que destaquei o botão in no canto inferior direito. Ao clicar neste botão vocês serão redirecionados à página do slide share e verão a apresentação desta maneira:


Agora vocês têm a opção de compartilhar nas redes sociais, o que seria de grande ajuda =], podem curtir a publicação e principalmente fazer o download do arquivo em PDF.

E ai Brainbuilder? Ainda com dúvida? Claro que não né? Então levanta desse sofá e bora malhar este cérebro!!!

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.








terça-feira, 2 de agosto de 2016

APRESENTAÇÃO

Fala pessoal ...

Este é meu novo blog que usarei para postar todos os conteúdos relevantes da Química e tudo que esta relacionado com ela. Antes de sair postando, vou me apresentar.

Meu nome é Charles Biral, tenho 27 anos, sou de Santo André, São Paulo.

Me interessei pela Química ainda no ensino médio quando vi uma apresentação onde alguns professores e alunos faziam vários experimentos.

Em 2006, quando cursava o terceiro ano do ensino médio, sabia que não poderia pagar uma faculdade e pra ser sincero, não estava me dedicando para entrar numa universidade pública, afinal era o último ano do ensino médio, esqueceram??!??! aHAhahHA.

Foi então que pensei numa saída. Ao invés de fazer faculdade, optei por prestar a prova da ETE e fazer um curso técnico. Em 2007 iniciei meus estudos na ETE no curso de Laboratorista Industrial, que tinha ênfase em Química e Metalurgia. Trabalhei por quatro anos na área de metalurgia.

Em 2009 fiz o curso de Processos Químicos e Petroquímicos no SENAI Mauá e apenas em 2010, quatro anos após terminar o ensino médio. entrei na faculdade.

Neste momento já podia pagar a faculdade com meu trabalho e em 2013 terminei a Licenciatura em Química na Fundação Santo André. Em 2014 cursava o último ano para conseguir o Bacharelado em Química, mas por já possuir um diploma, cursei a Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior na Universidade Cidade de São Paulo.

2014 Foi um grande ano. Ainda em julho, quando fiz a matrícula para a Pós, prestei a prova para ingresso no Mestrado em Ciência e Tecnologia em Química na Universidade Federal do ABC e tive uma feliz surpresa com o resultado.

Hoje estou terminando o Mestrado e fiz a prova para ingressar no Doutorado, e, novamente, uma boa surpresa, consegui me classificar numa boa colocação e garanti a bolsa para os quatro anos seguintes.

Além da Pós Graduação, começarei a dar aula no cursinho, mais conhecido como SUPERA ENEM no Colégio Pentágono semana que vem, e tenho certeza que terei muitas alegrias neste novo emprego.



Falando um pouco sobre o blog, o nome Brainbuilder veio da ideia do bodybuilder, onde a força e a definição corporal são a chave para o sucesso. O que tem a ver? A relação está na determinação e no foco que temos que ter para alcançar nossos objetivos, seja o bodybuilder com seu corpo, ou o aluno com seu cérebro para encarar de frente todas as provas e desafios que estão por vir.

A musculação, vídeo-games e viagens fazem parte das coisas que me deixam feliz.


E ai frango? Bora levantar dessa cadeira e malhar esse cérebro?!

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.