domingo, 7 de agosto de 2016

Panelas de Alumínio, Por quê Escurecem?

panela de alumínio escurece

Seja você um amante das academias ou não, com certeza se nunca ferveu um ovo um dia irá fazê-lo.

Pra quem já ferveu este alimento rico em proteínas utilizando uma panela de alumínio, inevitavelmente percebeu que a panela ficou escura.

Espere um momento, não culpe o ovo que só te traz benefícios. Esta é uma característica do metal no qual as panelas são fabricadas, o alumínio.

Não estou aqui para falar sobre os prós e contras das panelas deste tipo. Muitos sites e revistas já publicaram matérias sobre o uso de panelas de alumínio. Para desmistificar aquele pensamento sobre os problemas que cozinhar em panelas de alumínio podem trazer, eu sugiro que vocês leiam o artigo “Cozinhar em panelas de alumínio é perigoso”1.

Voltando ao que interessa neste blog, o alumínio é um metal que é resistente à corrosão. Uma das características que podemos citar é a reação espontânea que o alumínio faz com o oxigênio atmosférico para formar uma proteção natural, o óxido de alumínio. Este fenômeno é conhecido como passivação.

oxidação do alumínio

Quando aquecemos água numa panela deste tipo, ocorre o acúmulo deste óxido na superfície, trazendo aquela aparência escura.

Se você é um Brainbuilder deve estar se questionando: “O Charles disse que a formação de óxido é espontânea, então por quê a panela só fica escura ao ferver água?”

Nossa, que boa pergunta amiguinho!

Vamos lá:

Primeiramente, se a panela ficar por um longo período guardada ela também escurece. Isto ocorre devido a película de óxido de alumínio crescer com o tempo, mas nosso foco é relacionado ao ferver a água.

Além do tempo, a temperatura e a disponibilidade de oxigênio no meio influenciam diretamente na formação do óxido. Quando a umidade se junta a estas condições, um filme de óxido de alumínio denominado “Bayerite” é formado, reforçando o filme de óxido produzido espontaneamente pelo oxigênio atmosférico2.

bayerite

Fala sério, agora ficou fácil de entender.

1 – A panela de alumínio forma naturalmente um filme protetor, o óxido de alumínio;
2 – O tempo, a temperatura, a umidade e a disponibilidade de oxigênio formam mais óxido de alumínio, denominado bayerite;
3 – Quando eu fervo água na panela, eu tenho tempo, pois ela ferve por alguns minutos, eu tenho temperatura (do fogo), eu tenho umidade (da água) e tenho maior disponibilidade de oxigênio, pois a água possui oxigênio dissolvido nela (como você acha que os peixes respiram?)
4 – Ainda não entendeu? Claro que sim né Brainbuilder!

Agora você compreende que o ovo não é o culpado. Nós relacionamos o ovo a este fenômeno, pois o ovo leva alguns minutos para ficar pronto, minutos estes suficientes para escurecer a panela. Ferva apenas água na sua casa e verá a panela escurecer da mesma maneira.

Poxa, então terei que perder muito tempo e energia sempre que quiser ferver um ovo, por exemplo?

Claro que não! Vem Comigo!!!

Adicione algumas gotas de limão ou vinagre na água que estiver fervendo.

Obrigado por lerem, fui ...

Espera ai Charles, mas porque fazer isso?

.
.
.
.
.
.
.

Claro que vou explicar para vocês não se preocupem!

Como disse no post anterior, o vinagre e o limão são formados por ácido acético e cítrico, respectivamente. Ao adicionar um ácido a um óxido, você tem a neutralização do óxido, fazendo com que o metal volte a sua forma iônica. Se liga nesta reação com o ácido acético, vindo do vinagre:


Agora que você já sabe o porquê e como evitar, sua mãe nunca mais te dará bronca e você ainda pode ensiná-la e mostrar que você está estudando Química!


limão oxidação alumínio

É isso ai Brainbuilders!

Abraço pra que é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.


Referências:

1 - Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/cozinhar-em-panelas-de-aluminio-e-perigoso>. Acesso em: 07/08/2016.

2 - R. M. H. P. Rodriguez. Formação de óxidos nos revestimentos de alumínio depositados por aspersão térmica. 2003. 121 p. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.


10 comentários:

  1. Fiquei na dúvida se o alimento aí cozinhado fica saudável para a aimentação.?

    ResponderExcluir
  2. Só que não tive a resposta que queria , quero saber como limpar sem muito esforço , pois minha esposa deixou ela pretinha .

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É só ferver água com limão ou vinagre que volta a ficar normal!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Será que tem problema eu ferver água pra beber em panela de alumínio? Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante eu ja fiz isso em casa mas eu precicisava saber como funcionava

    ResponderExcluir
  7. Eu testei com Ácido Cítrico (ao invés do limão) e também funcionou. Você pode ferver ou simplesmente deixar de molho uns 20 minutos. Depois lave normalmente. Mas daí achei uns forums de cerveja artesanal e tinha muita gente dizendo que a camada escura é benéfica e até desejada. Dizem que o ideal é tratar as panelas de alumínio para que escureçam e depois lavar elas somente a parte amarela da bucha (para não remover esta camada). Teoricamente esta camada semi-oxidada protege a panela.

    ResponderExcluir
  8. oi muito bom muito bem detalhado amei

    ResponderExcluir