sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A Acidez e o Tomate!

acidez do tomate


E aí Brainbuilders!!! Estão estudando? Espero que sim.

Claro que não podemos estudar o dia todo e quando paramos, o computador sempre está lá nos chamando. O que você acha de continuar aprendendo enquanto descansa?

É por isso que o #PorqueBrainbuilder? foi criado! Para que você possa aprender um pouco mais sobre a Química na sua forma mais bela, no seu dia-a-dia.

O primeiro post sobre curiosidades será em homenagem à Marina, uma grande amiga e namorada de um praticamente amigo de infância, Fernando. Em um role de casais [(Beijo Paulinha ;)], ela disse que começou a gostar de química após um professor dizer para ela que o açúcar não quebrava a acidez do molho, somente a disfarçava. Segundo a Embrapa1, o tomate é composto por cerca de 95% de água, sendo os outros 5% uma mistura entre compostos inorgânicos, ácidos orgânicos, açucares e muitos outros compostos, como vitaminas e minerais.


composição tomate

Alguém ai já comeu tomate cru? Não? Então vai lá na geladeira, corta em rodelas, azeite de oliva e sal! Nossa isso é muito bom vai por mim. Voltando ao que importa, quando você consome o tomate cru você não sente a acidez. Ela é percebida apenas quando consumimos o molho, seja ele de prateleira ou fresco.

Vamos lembrar um pouco o conceito de acidez. O conceito mais simples para ácido é que são compostos que quando dissociados em meio aquoso liberam íons H(a forma mais correta de representar é através do hidrônio 
H3O+). Um ácido forte é aquele que possui maior taxa de dissociação, ou seja, tem maior porcentagem de moléculas liberando seus íons.

Lembre-se que em situações como essa temos um equilíbrio dinâmico, e moléculas de ácido são dissociadas e formadas constantemente.

acidez

Agora fica fácil de entender o porquê do molho trazer a sensação de acidez. Ao ferver o tomate em água, ou ferver o molho já pronto, os ácidos presentes no tomate se dissociam e deixam o molho com acidez acentuada.

Graças aos Alquimistas que faziam experiências muito arriscadas, como provar substâncias desconhecidas, sabemos hoje que os ácidos têm como uma de suas características o sabor azedo. É só você pensar no vinagre ou no limão, que são formados por ácido acético e cítrico, respectivamente.

Você já deve ter comido morango com açúcar, não? NÃO? Caramba você não come nada hein??!? AHHAhAHAhA ... Então, o açúcar ajuda a diminuir o sabor azedo (ácido) do morango. Com o molho é a mesma coisa.

Espera ai! Eu quero acabar com a acidez, não mascarar.

Ohhhh Brainbuilder, Vem Comigo!!!


Para neutralizar um ácido nós utilizamos uma base correto? Ai você pergunta: "Então tenho que colocar detergente no molho?" Só se você quiser se lavar por dentro! AHHahaHAhaHA (Não façam isso em casa crianças).

Ao invés disso, o que acha de usar bicarbonato de sódio ou fermento químico, que por sinal também é composto por bicarbonato? O bicarbonato de sódio não é uma base, e sim um sal. Entretanto é um sal básico, pois quando dissolvido em água libera íons hidroxila (OH-).


bicarbonato de sódio em água

O porquê disso te explico com mais calma um dia desses.


Espero ter ajudado vocês a entenderem melhor como acabar com a acidez do molho de tomate.

Abraço pra quem é de abraço!
Beijo pra quem é de beijo!

Charles Biral.


Referências:

1. Disponível em:
<https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Tomate/TomateIndustrial_2ed/composicao.htm>. Acesso em: 05/08/2016

2 comentários: